antes de partir montagem oversixty

19-03-2021

Antes de partir – Críticas e dicas de filmes sobre a 3ª Idade

Você já assistiu Antes de Partir? Estrelado pelos idosos Morgan Freeman e Jack Nicholson, o filme é uma verdadeira lição de vida para pessoas de todas as idades.

 

Em nosso blog, a terceira idade é sempre o assunto principal. Seja através de dicas de saúde, bem-estar, ou entretenimento.

Hoje vamos falar sobre um filme que muita gente consideram um filmão.

Estrelado por nada mais nada menos do que Morgan Freeman e Jack Nicholson, Antes de Partir (The Bucket List) mistura drama e comédia para abordar um tema do qual fugimos até que ele nos agarre de alguma maneira: a morte.

Dirigido por Rob Reiner (Conta Comigo, Harry & Sally, entre outros), o filme de 2007 divide opiniões da crítica especializada. Mas, para nós mortais, trata-se de uma história que vale a pena assistir.

 

 

 

Antes de Partir (resumo – sem spoilers)

 

O filme aborda uma amizade que nasceu da maneira mais inesperada (em todos os sentidos). Edward Cole, personagem de Jack Nicholson, é um rico empresário dono de seu próprio hospital. Ele o  administra com a premissa de que deve possuir duas camas por quarto para se manter economicamente viável.

Por ironia do destino, Cole é diagnosticado com câncer e descobre que tem poucos meses de vida pela frente. Os quais passa a dividir com um estranho, justamente em um dos quartos de seu hospital.

Este “estranho” é Carter Chambers, interpretado por Morgan Freeman, um homem casado que trabalhava como mecânico e agora enfrenta a mesma situação de Cole.

A história se desenvolve a partir de uma lista criada por Carter, que reúne todos os desejos que ele gostaria de realizar antes de morrer (algo que, em inglês, é chamado de The Bucket List). Milionário, Cole convida o novo amigo para partirem em uma última aventura, torrando seu dinheiro e riscando todos os itens da lista.

Neste caminho, o filme se utiliza de emoção, bom humor e grandes atuações, para narrar o drama vivido por seus personagens principais.

 

 

 

 

Sobre os personagens idosos:

 

Antes de Partir destaca o contraste entre os personagens. Freeman é um homem humilde, trabalhador, casado e com filhos, que no passado abandonou os seus sonhos em nome da segurança financeira da família.

Já Nicholson, como abordamos acima, é o clássico milionário que “só pensa em dinheiro”. Tanto, que a questão das duas camas por quarto é abordada como um lema do seu personagem.

Ambos dividem o protagonismo do filme, misturando os momentos de drama de seu estado terminal, com o lado divertido e excêntrico que toda lista dos sonhos deve ter.

 

 

 

Porque assistir Antes de Partir:

 

Vamos começar pela presença dos nossos dois grandes astros. Freeman (já falamos de outro filme dele aqui) e Nicholson, apresentam ótimas atuações. Por sinal, a crítica positiva do filme sempre parte por aí.

Eleito um dos dez melhores filmes de 2007 pela National Board Review, a obra aborda um tema do qual todos temos medo. Para isso, usa o humor sem deixar de mostrar o lado dramático quando necessário.

Como todo bom filme que aborda a morte, nos faz refletir sobre nossas escolhas e prioridades na vida. Quase que um convite para olhar para trás e pensar o que gostaríamos de fazer diferente daqui para frente.

 

 

 

Porque não assistir:

 

Como você vai ver logo abaixo, o filme não é unânime entre a crítica especializada. Além disso, os recursos de computação adotados pelo diretor para ilustrar as cenas de viagem foram alvos de críticas. Sendo facilmente percebidos pelo público.

 

 

 

Avaliação da crítica especializada:

 

Entre os críticos, Antes de Partir divide opiniões.

Enquanto recebe 7,4 no IMDB, algo que pode ser considerado uma bela nota nos padrões do site, o filme recebe apenas 41% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Mas, se os críticos especializados divergem quanto a qualidade do filme, a audiência é bem mais unânime. Sendo que no próprio Rottem Tomatoes, a aprovação dos usuários do site (ou seja, pessoas normais como você e eu) é de 77%.

 

 

 

Onde eu posso assistir Antes de Partir?

O filme está disponível nos catálogos da Netflix e Amazon Prime.

 

 

E aí, gostou da nossa dica de filme?

Para mais opções como esta, acesse o post:

Filmes sobre idosos: 5 filmes com idosos como protagonista

 

Está gostando de se informar cada vez mais? Separamos aqui dois outros posts que, certamente, vão te interessar:

Envelhecimento ativo: tudo o que você precisa saber para ter saúde na terceira idade

Atividade física na terceira idade: os cuidados e os exercícios mais indicados

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas à terceira idade.