cursos de investimento

23-04-2021

Cursos de Investimento (para todas as idades): gratuitos e avançados

Idade não é requisito para você fazer um curso de investimento. Listamos opções gratuitas (básicas) e outras avançadas de cursos para quem quer investir.

 

Segundo dados divulgados pelo site Valor Investe, apenas 3% dos brasileiros investiram em ações em 2020.

Lendo este dado, você até pode pensar que a taxa teve algo a ver com a pandemia do coronavírus. Porém, na verdade, o número de pessoas investindo no Brasil quase dobrou entre 2019 e 2020, aumentando 92,1%.

Comparado como países como os Estados Unidos (55%), vemos que ainda estamos engatinhando neste quesito por aqui. O que não deixa de evidenciar o aumento do nosso interesse em fazer o dinheiro render mais.

Se você faz parte desta turma que pretende aprender a aplicar o seu dinheiro, mas ainda não sabe como, seja bem-vindo!

Vamos listar alguns cursos que, assim como nós, você também pode pensar em fazer.

 

 

 

Primeiro uma pergunta: tem idade para começar a investir?

 

Somos um blog dedicado à Terceira Idade. Isso significa que a maioria dos nossos leitores pode estar com esta dúvida: será que isso é pra mim? Será que eu ainda tenho tempo de investir?

Bom, como falamos em nosso post sobre Fundos de Investimento, o ideal seria que nós tivéssemos pensado nisso lá atrás, o que não significa que você não pode começar depois dos 60.

Tudo vai depender da modalidade de investimento que você escolheu.

Neste caso, para ampliar um pouco mais o seu conhecimento, antes de escolher os cursos que você pretende fazer, recomendamos muito a leitura do nosso artigo:

Finanças para a terceira idade: o que são fundos de investimento?

 

 

Por que investir?

 

Se você ainda está em dúvida entre investir ou não, vamos trazer este insight muito legal que tiramos do Blog Rico: querendo ou não, você está sempre investindo, a não ser que você guarde o seu dinheiro em colchão! (estamos ficando mais velhos, mas também não é pra tanto, né?)

O seu dinheiro, que em teoria está parado em uma conta corrente, pode estar sendo usado pelo seu banco como recurso para empréstimo, e a taxa que você recebe por isso é mínima. E você ainda precisa pagar uma taxa de administração.

Bom, como gostamos do artigo (e já usamos algumas fontes), vamos reforçar o convite para leitura:

O Que é Mercado Financeiro e Como Ele Funciona

 

Agora chega de enrolação! Vamos para os cursos!

 

 

 

Cursos de investimento: opções online e gratuitas para iniciantes

 

Achamos legal começar por aqui. Hoje em dia, com o aumento do interesse do público brasileiro sobre modalidades de investimentos, muitos cursos foram surgindo no mercado. Cada um com sua particularidade, com sua vantagem.

Por isso, para quem está começando agora, recomendamos assistir alguns cursos gratuitos primeiro. Principalmente os de instituições conhecidas, ou que não estejam vinculados a algum outro curso pago. Pois dessa forma você consegue tirar as próprias conclusões antes de ser induzido a adquirir um curso logo de cara.

Leia sobre o assunto, procure artigos, aulas online sem custo. Depois disso, empoderado de conhecimento, você vai conseguir avaliar qual opção entrega aquilo que você procura.

Vamos às opções?

 

 

Cursos de Investimento Gratuitos da FGV

 

A Fundação Getúlio Vargas é uma das mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.

Para quem busca aprender mais sobre investimentos, a FGV oferece dois módulos de curso gratuito sobre investimento:

Como fazer investimentos 1

Como fazer investimentos 2

Na primeira modalidade, você aprende o básico mesmo. Ou seja, os principais conceitos e métodos de investimento, focando muito mais nas características de aplicações relacionadas a fundos de investimento.

Na segunda modalidade, o aluno aprende conhecimentos essenciais para conseguir definir e realizar um investimento. Além de abordar temas como investimentos exóticos, entre outros.

 

 

Cursos de Investimento Gratuitos da CVM (Online)

 

CVM é a Comissão de Valores Mobiliários. Uma entidade vinculada ao Ministério da Economia, que tem como objetivo fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

Neste aspecto, eles oferecem alguns cursos para quem quer ampliar seus conhecimentos básicos financeiros. São eles:

  • Matemática Financeira Básica: neste curso, o aluno aprende alguns conceitos que vão ajudar na tomada de decisão em questões financeiras como empréstimos, financiamentos e investimento
  • Poupança e Investimento: o curso é dividido em três módulos, que vão desde organizar as contas até o investimento propriamente dito.

Tem ainda o curso Educação Financeira para Jovens. Algo que não é o nosso caso, mas vale passar pra família, não é?

Clique aqui e acesse os cursos da CVM

 

 

Cursos de Investimento Gratuitos da Bolsa de Valores Brasileira (Online)

 

Conhecida como B3, a Bolsa de Valores Brasileira oferece um portal de educação, o B3 Educação, onde o público tem acesso a diversos conteúdos gratuitos. São guias, infográficos, e-books, vídeos e, claro, cursos online.

Aqui vamos citar alguns mais indicados para iniciantes:

 Curso Iniciante no Mercado de Ações

Curso Como funciona uma bolsa de valores

Curso Mercado de Ações no Brasil

 

Clique aqui e acesse o portar B3 Educação

 

 

Cursos da ANBIMA

 

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) é a maior provedora privada de informações do setor. É responsável por definir uma série de boas práticas para as empresas desses mercados, além de oferecer certificações para os profissionais das áreas. (Entenda mais sobre a AMBIMA lendo este artigo).

Em seu portal, a AMBIMA possui uma área com diversos cursos online gratuitos. Aqui vamos apontar alguns para você que quer aprender mais sobre investimentos:

Mercado Financeiro de A a Z

Fundamentos da Economia e Finanças

Planejamento de Investimentos

 

Veja todos os cursos da AMBIMA clicando aqui

 

 

Cursos Gratuitos na Udemy

 

A Udemy é uma das mais famosas plataformas de Educação à Distância (EAD) no Brasil e no Mundo.

Vale lembrar que as aulas que você encontra por lá não são necessariamente dela, qualquer profissional pode gravar e distribuir na plataforma. Além disso, os cursos também não são reconhecidos pelo Ministério da Educação. (Entenda mais sobre a Udemy lendo este artigo)

Mas existe muito material de qualidade por lá, pago ou gratuito. E, embora não ofereçam diploma, podem sim contribuir para o seu currículo e oferecer uma boa base de conhecimento.

Se você acessar o site da Udemy (clique aqui), digitar “investimento” e filtrar por “gratuito”, hoje vai encontrar 48 opções de cursos sobre finanças sem custo algum.

Para iniciantes, pode ser uma boa alternativa. Porém, em muitos destes cursos grátis, os professores oferecem uma modalidade paga. Aí, neste caso, recomendamos estudar mais sobre esta pessoa e conhecer melhor suas referências e histórico profissional.

 

 

 

Cursos avançados de Investimento

 

Como já falamos, somos um blog especializado na Terceira Idade. Portanto, não caberia a nós indicar os melhores cursos avançados. Até porque, ainda não chegamos lá.

Mas aqui ficam algumas dicas vindas da experiência:

 

1 – Avalie se você já está no estágio para, com o perdão da redundância, investir em um curso de investimento

2 – Pesquise o histórico profissional do professor/empresa que vai ministrar o curso

3 – Leia os comentários em seus posts nas redes sociais

4 – Procure a empresa no Reclame Aqui e veja o que estão falando por lá

 

Apostar em instituições mais conhecidas, como as já mencionadas neste artigo, pode ser uma boa escolha. Mas podemos abrir um pouco a cabeça. Existem diversos portais e profissionais especializados em finanças no mercado digital, muitos deles oferecem ótimos conteúdos sobre investimento. Pesquise, pergunte indicações de amigos e você com certeza irá encontrar.

 

Aqui deixamos alguns links e artigos de portais especializados que você pode gostar:

Compare 18 cursos de finanças

Blog Rico – Como Começar a Investir Com Segurança e Rentabilidade [7 Passos]

Blog iDinheiro – Curso de finanças pessoais: os melhores para você aprender a cuidar do seu dinheiro de uma vez por todas!

 

Gostou? Que tal continuar se informando e aprendendo cada vez mais sobre o nosso universo, o da terceira idade? Se você quer informações relevantes e direcionadas, separamos outros posts que podem te interessar. Quer ver?

Quais são os principais arrependimentos na terceira idade?

Longevidade: como envelhecer com qualidade de vida

Poupança para os netos: um presente para o futuro

 

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas ao nosso mundo dos idosos.