cursos para terceira idade

07-08-2020

Cursos para terceira idade: aulas online e gratuitas

Separamos aqui diversas sugestões de cursos online e gratuitos ideais para a terceira idade, desde atividades físicas até para estimular a criatividade.

 

Com a pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social, tivemos que mudar nossos hábitos e rotinas, principalmente por nós, idosos, sermos um dos principais grupos de risco.

Isso acabou gerando uma mudança radical, principalmente para aqueles que ainda não tinham aderido ao universo do digital e da internet. Fazer compras online, utilizar aplicativos com videochamada, encontrar novas formas de lazer tornaram-se um grande desafio para a terceira idade.

Porém, muitos de nós temos utilizado este tempo em casa para adquirir novos conhecimentos. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre aulas online e gratuitas para a terceira idade. Vamos juntos?

 


Cursos relacionados com atividades físicas para terceira idade

cursos online atividades fisicas para idosos

Não dá, na nossa idade, para ficarmos muito tempo ociosos. Manter uma rotina de atividades físicas é fundamental para a saúde, não só do corpo como da mente.

Assim, caso o seu médico tenha autorizado você a fazer atividades físicas em casa durante a quarentena, separamos aqui algumas dicas que, certamente, vão te interessar.

O próprio governo federal, preocupado com a ociosidade dos idosos, lançou através da Secretaria Especial do Esporte (Ministério da Cidadania), vídeos que levam em consideração diversos aspectos referentes às consequências da quarentena na vida dos idosos.

O grande objetivo deste projeto é trazer e disseminar conselhos e dicas de especialistas que possam amenizar efeitos negativos do isolamento social.

Além disso, no vídeo de 15 minutos, são apresentadas dicas de exercícios físicos para idosos fazerem em casa. Que tal começar a se mexer agora mesmo?

 


Cursos na área de Tecnologia

cursos gratuitos tecnologia

O Canaltech, um grande site sobre conteúdos relacionados com o mundo da tecnologia, lançou Vovô Tech: uma plataforma online para ajudar nós, idosos, a dominar recursos básicos dos celulares, além de entender um pouco mais sobre a internet e outros temas tecnológicos.

Esses cursos são voltados para pessoas acima de 60 anos com pouco conhecimento de tecnologia. Alguns exemplos de cursos oferecidos gratuitamente:

  • Encontrando novos aplicativos: ensina como encontrar novos aplicativos para o celular, tais como a contratação de serviços de manutenção, pedido de refeições ou compras de supermercado.
  • Instalando o WhatsApp: O público aprenderá a manusear recursos do WhatsApp, como o envio e compartilhamento de fotos e vídeos, a gravação de áudios, dentre outros.
  • Google: o que é e como usar: aula voltada para usar o Google para encontrar qualquer tipo de serviço, assim como buscar ajuda em uma emergência.

Ainda na temática tecnologia, outra iniciativa muito bacana voltada para a terceira idade é a do Núcleo de Cidadania Digital (NCD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), chamado Projeto SmartIdoso. Um dos objetivos do projeto é contribuir para maior independência digital da população idosa.

Através de videoaulas, são apresentadas as principais funções e usos de aparelhos smartphones. As aulas estão disponíveis no canal do NCD e já tem alguns módulos disponíveis.

 


Cursos criativos

cursos criativos

Separamos aqui algumas sugestões de cursos que mexem com a nossa sensibilidade e criatividade. Vamos nos inspirar e emocionar?

 

Cursos de Desenho

A Faber-Castell liberou alguns cursos online gratuitos.

  • Desenho com emoções: Este curso traz orientações e técnicas de como colocar mais paixão e emoção nos desenhos, através das cores e das formas, explorando as expressões dos desenhos.
  • Play na Criatividade: Curso de desenho voltado para iniciantes e que traz exercícios dinâmicos e divertidos para liberar e estimular a imaginação.
  • Criando Mundos: esse curso promete ser uma grande viagem, através da imersão artística no espaço sideral, fundo do mar e pré-história. Neste curso, o objetivo é ensinar como criar planetas, colorir o oceano com técnicas de aquarela, além de realizar em viagem no tempo.

 

Cursos de Fotografia

O curso Introdução à Fotografia Digital da Fundação Bradesco é ideal para quem não tem noção sobre o tema e é um iniciante. Para se tornar aluno da Fundação, basta fazer o cadastro.

Esse curso é de 27 horas e apresenta técnicas e dicas para tirar fotos como se fosse um profissional. E, melhor: até pode gerar um certificado de conclusão. Com esse curso, é possível melhorar muito a qualidade das fotos que nós tiramos, sejam da nossa família e, até mesmo, daquela próxima viagem.

 


Curso para quem tem e gosta de jardim

cursos online para jardinagem

Também tem curso para os amantes da natureza! O Curso de Paisagismo e Plantas Ornamentais é oferecido pelo Cursos online Educa e possui 60 horas de duração. O curso é gratuito. Porém, caso o idoso queira a emissão do certificado de conclusão (opcional), terá que pagar o valor de R$49,90.

 


Já comecei a fazer vários cursos da lista! E você? Que tal começar hoje mesmo?

Certamente esse momento em que estamos vivendo traz diversos desafios e, muitas vezes, até mesmo desânimo.

Porém, precisamos encontrar maneiras criativas e leves de passar por tudo isso da melhor maneira possível, não é mesmo?!

Está gostando de se informar cada vez mais sobre o nosso universo da terceira idade? Separamos aqui 3 (três) outros posts que, certamente, vão te interessar.

Quer ver?

– Terceira idade e tecnologia: os 4 melhores aplicativos de comunicação;

– Namoro na terceira idade: mitos e verdades;

Envelhecimento ativo: tudo o que você precisa saber para ter saúde na terceira idade.

 

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas à terceira idade.