Despedida em Grande Estilo

12-03-2021

Despedida em Grande Estilo – Críticas e dicas de filmes para a 3ª Idade

Você já assistiu Despedida em Grande Estilo? Estrelado por Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin, o filme retrata com bom humor assuntos sérios e atuais sobre a terceira idade.

 

Em nosso blog, a terceira idade é sempre o assunto principal. Seja através de dicas de saúde, bem-estar, ou entretenimento.

Hoje, vamos falar sobre mais um filme que retrata o assunto de um jeito leve, divertido e respeitoso.

Dirigida por Zach Braff, Despedida em Grande Estilo é a refilmagem de uma comédia que foi ao ar pela primeira vez em 1979. A versão atual, lançada em 2017, é estrelada por três dos maiores atores idosos em atividade: Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin.

Trata-se de uma dica pipoca para quem quer passar um tempo na frente da telinha, se divertindo, rindo de si mesmo, com um dos enredos favoritos de Hollywood: um assalto ao banco. Desta vez, o “plano perfeito” é planejado por três homens quase octogenários.

Ao mesmo tempo que diverte, a comédia aborda assuntos bem pertinentes para o nosso envelhecimento, seja você um americano (como no filme), brasileiro ou o que for.

Ficou interessando?

Vamos te contar tudo o que você precisa saber antes de assistir o filme.

 

 

 

Despedida em Grande Estilo (resumo – sem spoilers)

 

Freeman, Caine e Arkin são os amigos inseparáveis Willie, Joe e Albert. Com quase 80 anos, os três vivem uma aposentadoria apertada, passando por problemas financeiros. A situação fica ainda mais complicada quando descobrem que a sua pensão será suspensa, já que a empresa em que trabalharam se mudou dos EUA para o Vietnã.

Mas calma! Não estamos falando de um filme de drama, e sim de uma comédia bem leve de assistir.

Como não poderia deixar de ser em se tratar de um filme do gênero, a solução para o problema se dá com uma ideia bem inusitada.

Joe, personagem de Michael Caine, presencia um assalto a banco. Impressionado com a eficácia da ação, e com a quantidade de dinheiro envolvida, ele decide convencer os amigos a fazer o mesmo.

Os três então começam a planejar um “roubo justo”, já que eles pretendem pegar apenas o que receberiam de aposentadoria até o fim de suas vidas.

A partir daí, o filme narra a divertida trajetória dos três amigos em uma aventura estilo Hobin Hood. Claro, sempre destacando os desafios vividos por quem teve o privilégio de alcançar a terceira idade.

 

Assista ao trailer:

Sobre os personagens idosos:

 

Com um elenco estrelado como este, que ainda conta com Ann-Margret, Christopher Lloyd e John Ortiz, é claro que as atuações são um dos pontos altos do filme.

Caine vive o cabeça do grupo, que traz a ideia de assaltar o banco e salvar suas aposentadorias. Por trás desta decisão, está o fato de que o personagem vive uma situação financeira delicada, perigando perder a casa em que vive com a filha e a neta. Já Freeman vive um personagem solitário e cheio de segredos, enquanto Arkin faz o “velho rabugento”.

 

 

 

Porque assistir Despedida em Grande Estilo:

 

Primeiro, e já repetindo pela terceira vez: o filme vale pelas atuações. Mas não apenas pela qualidade em si, mas pelo retrato humorado de uma terceira idade que quer continuar ativa, sem ficar para trás.

Além disso, vale lembrar que o filme aborda assuntos relevantes para o avançar da idade em diversos aspectos. Seja na parte financeira, vivenciada por muitos idosos na vida real e que serve como base para a jornada dos personagens, seja na busca por se adaptar às novas tecnologias, ou ainda por se manter ativo mesmo quando o corpo já não responde mais como antigamente.

 

 

 

Porque não assistir:

 

Se você busca um filmão cabeça, essa não é uma opção para o momento. Se você quer rir feito uma criança, talvez também não.

Estamos falando de uma comédia bem pipoca, um filme leve para assistir sem compromisso. Aborda questões importantes para a terceira idade, mas sem a pretensão de ocupar a estante dos filmes cult. É divertido, mas não espere ter ataques de risos sentado no sofá.

 

 

 

Avaliações da crítica especializada:

 

A crítica especializada da terceira idade, ou seja, nós(!), diz que vale a pena ver.

Mas se você que saber o que os profissionais do cinema têm a dizer, aqui está a avaliação dos dois principais portais especializados em crítica de cinema.

No IMDB, Despedida em Grande Estilo recebe a nota de 6,6. O que retrata o que falamos acima, não é um filmão, mas a nota não é nada mal para os padrões do portal.

Já o Rotten Tomatoes avalia filmes de maneira diferente. Os críticos não dão nota, apenas dizem se gostaram ou não. No portal, o filme recebeu 47% de aprovação, algo que também pode ser considerado “na média”.

 

 

 

Onde eu posso assistir Despedida em Grande Estilo:

 

Vamos direto ao ponto, tem na Netflix! Até o momento, esta é a única plataforma em que você pode assistir Despedida em Grande Estilo no Brasil. O que não deixa de ser uma boa notícia.

 

 

E aí, gostou da nossa dica de filme?

Para mais opções como esta, acesse o post:

Filmes sobre idosos: 5 filmes com idosos como protagonista

 

Está gostando de se informar cada vez mais? Separamos aqui dois outros posts que, certamente, vão te interessar: “Envelhecimento ativo: tudo o que você precisa saber para ter saúde na terceira idade” e “Atividade física na terceira idade: os cuidados e os exercícios mais indicados”.

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas à terceira idade.