Como ganhar dinheiro depois de aposentado_

01-06-2020

Dicas de como ganhar dinheiro após a aposentadoria

Está se aposentando, mas quer ter uma renda extra? Separei aqui 3 dicas para te ajudar a conseguir ganhar dinheiro na terceira idade.

 

Apesar de muitos nós passarmos grande parte da vida pensando na aposentadoria, muitas vezes quando ela realmente chega começamos a procurar novas formas para ocupar nosso tempo e, ao mesmo tempo, que traga um retorno financeiro. Seja por necessidade de incrementar a renda, seja apenas para continuar ativo, o fato é que cada vez mais aposentados retornam para o mercado de trabalho, seja na mesma atividade ou em segmentos totalmente diferentes.

Por isso, no post de hoje vamos trazer dicas de como ganhar dinheiro após a aposentadoria.

 

O que levar em consideração antes de escolher o que fazer?

Esse retorno ao mercado de trabalho precisa ser prazeroso também, e não apenas uma fonte de renda extra. Por isso, antes de definir em qual atividade apostar, é importante levar em consideração que seja algo também que faça sentido para o aposentado, ou seja, que lhe faça sentir bem.

Além disso, lembre-se que já não somos tão jovens assim, por mais que a gente se sinta bem. Nada de realizar atividades que vão tomar 40 horas durante a semana. Precisamos ter bom senso e compreender nossos novos limites com essa idade.

 

Dicas de como ganhar dinheiro depois de se aposentar

Separei aqui 3 (três) dicas de negócios para você ter uma renda extra, mesmo após a aposentadoria.

 

Ministrar aulas

A depender de qual é a sua formação e sua experiência, ministrar aulas e cursos, sejam eles presenciais ou online pode ser uma forma muito interessante para uma renda extra. Se você tem pós-graduação, de preferência stricto sensu (mestrado ou doutorado), ministrar aulas na Universidade pode ser um desafio bem estimulador.

Caso você não tenha uma formação acadêmica específica, mas, ao longo dos anos, desenvolveu determinadas técnicas e habilidades, é possível ministrar aulas em cursos de extensão, cursos técnicos, cursos livres ou outros formatos onde a experiência é fundamental. E a vantagem é que podem ser cursos online como, por exemplo, fotografia, culinária, inglês (ou outro idioma estrangeiro), mecânica, vinhos… há uma enorme diversidade. Algumas plataformas virtuais para disponibilizar o seu próprio curso:

  • Udemy;
  • Hotmart;
  • Samba tech.

Dentro desta área de atuação, oferecer aulas particulares também pode ser um formato bem interessante. Aqui também pode ser na modalidade presencial ou online.

 

Consultorias

Se você é especialista em determinada área, é possível potencializar sua experiência e rentabilizá-la através de consultorias para pessoas e/ou empresas. Essa consultoria pode ser financeira, contábil, jurídica, técnica, dentre outras.

 

Empreender

Segundo a pesquisa “Perfil de potencial empreendedor aposentado” realizada pelo Sebrae em 2017, esse perfil é:

  • 31,1% têm acima de 65 anos;
  • 57% são mulheres;
  • 54,5% têm renda de até 3 salários mínimos;
  • 27,9% têm graduação ou pós-graduação completa.

Para quem tem perfil para empreender, a abertura de uma microfranquia ou franquia pode ser um negócio válido.

 

Seja por necessidade ou por desejo de se manter ativo no mercado de trabalho, voltar a trabalhar, mesmo que em novos formatos, pode ser bem desafiador e compensador na terceira idade. Está gostando de se informar cada vez mais? Separamos aqui um outro post “Envelhecimento ativo: tudo o que você precisa saber para ter saúde na terceira idade” que, certamente, vai te interessar.

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas à terceira idade.