Empréstimo Consignado

30-06-2021

Empréstimo consignado: o que os aposentados precisam saber antes da contratação

Entenda o que é empréstimo consignado e os principais cuidados que o aposentado precisa ter antes de fazer um

 

Muitos aposentados acabam descuidando das suas finanças pessoais e veem no empréstimo consignado uma forma de reencontrar o equilíbrio financeiro. Em parte, pode ser verdade: as condições do empréstimo consignado costumam ser bastante atrativas.

Porém, se utilizado de maneira indiscriminada, pode gerar uma grande dor de cabeça para o aposentado. E você não vai querer cair em nenhuma cilada, não é mesmo?!

Por isso, no post de hoje vamos entender o que é empréstimo consignado e os principais cuidados que o aposentado precisa ter antes de fazer um.

Ficou curioso ou curiosa?! Vamos juntos, então!

 

Afinal, o que é empréstimo consignado?

 

Segundo o Portal do Banco do Brasil, o empréstimo consignado é um tipo de empréstimo pessoal em que o pagamento das parcelas é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS.

Ou seja, o desconto é feito diretamente no salário ou na aposentadoria/benefício.

Além disso, é uma opção de empréstimo muito fácil, tanto para servidores públicos, aposentados do INSS como funcionários de empresas privadas, pois tem uma das menores taxas do mercado.

E por que os juros costumam ser mais baixos? Os juros são menores do que em um empréstimo “tradicional” porque, na prática, as instituições acabam assumindo um risco muito menor, visto que a parcela é descontada diretamente no salário ou no benefício/aposentadoria.

Por isso, as chances de inadimplência acabam sendo muito pequenas. Mas é preciso ter cuidado: apesar das taxas serem, no geral, bem atrativas, é necessário pensar e planejar muito antes de fazer a contratação.

 

Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens

 

De acordo com o Portal BV, é importante avaliar as vantagens e desvantagens desta modalidade de empréstimo. Dentre elas:

 

Vantagens

 

O crédito consignado pode ser uma excelente saída para resolver problemas financeiros ou conquistar alguns objetivos como, por exemplo, a troca de um carro ou uma viagem.

 

Dentre as vantagens, têm-se:

  • Crédito descomplicado: Ao optar pelo crédito consignado, a pessoa consegue solicitar com mais rapidez e com menos complicações. No geral, os documentos solicitados são: cópia do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (do salário, da aposentadoria ou do benefício do INSS).
  • Parcelas fixas: as parcelas são fixas e serão descontadas diretamente da aposentadoria. Na hora de assinar o contrato, as taxas de juros são definidas e não mudarão ao longo do prazo.
  • Taxas de juros mais baixas: como já dissemos aqui, as taxas de juros são muito atrativas em comparação às outras modalidades de empréstimos pessoais.

 

Principais desvantagens

 

Assim como pode ser extremamente vantajoso, o empréstimo consignado também apresenta algumas desvantagens. Vamos conhecê-las?

– Pagamento fixo das parcelas: como as parcelas são descontadas automaticamente da sua aposentadoria (salário ou benefício), não é possível “adiá-lo” caso aconteça algum imprevisto financeiro.

– Não são todas as pessoas que podem solicitar: essa modalidade não está disponível para todos, como já falamos anteriormente. Aposentados, trabalhadores com carteira assinada, pensionistas do INSS são as pessoas que se enquadram no perfil para solicitar o crédito consignado.

– É necessário ter margem: a “margem consignável” determina que o empréstimo não pode comprometer mais do que 40% da renda. Inclusive, esta margem foi ampliada agora em 2021 (Lei 14.131/2021) e tem regras específicas. Entenda alguns detalhes clicando aqui.

 

Dicas: quando pode valer a pena solicitar um empréstimo consignado?

 

O crédito consignado pode ser bastante útil em algumas situações. Vamos conhecer algumas delas?

 

Para quitar dívidas com os juros altos

 

Você já tem uma dívida com juros bem altos, por exemplo, do cartão de crédito ou do cheque especial? Nesta situação, o empréstimo consignado pode ajudar a minimizar esse problema, pois você está substituindo uma dívida “mais cara” por uma dívida “mais barata”.

 

“Limpar” o nome nos cadastros de crédito

 

Se a pessoa tem algum débito registrado (restrição) nos órgãos de proteção ao crédito (como o SPC e o Serasa), solicitar um empréstimo consignado pode ser uma solução bem bacana para voltar a ter o “nome limpo”.

Sim, é possível conseguir o crédito consignado mesmo que o seu nome esteja “sujo”.

 

Emergências

 

Imprevistos acontecem e, nestas situações, o crédito consignado pode ser interessante. Alguns exemplos:

  • pagar despesas médicas (como consultas, exames e remédios);
  • levar o carro a um mecânico para resolver um problema.

 

Investir em seu negócio

 

Como já vimos em outro post, diversos aposentados têm se tornado empreendedores. E, às vezes, é necessário um dinheiro extra para começar o negócio ou para ampliá-lo.

 

Vai pedir um empréstimo consignado? Planeje-se

 

De acordo com o Nubank, antes de contratar um empréstimo consignado é fundamental realizar um planejamento para que a pessoa não se enrole com dívidas.

Por isso, coloque tudo na ponta do lápis e veja que, por exemplo, sua aposentadoria vai “diminuir”, visto que as parcelas serão descontadas automaticamente. Veja se você vai conseguir pagar as despesas correntes com este valor menor.

Gostou de saber mais sobre o empréstimo consignado, suas vantagens e desvantagens para os aposentados?

Se você quer informações relevantes e direcionadas, separei alguns outros posts que, certamente, vão te interessar. Quer ver?

 

Como investir na bolsa de valores

Quanto renda a poupança

Curso de investimentos para todas as idades

Longevidade: como envelhecer com qualidade de vida

Poupança para os netos: um presente para o futuro

 

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas ao nosso mundo dos idosos.