exercícios para idosos

02-10-2020

Exercícios para idosos: veja 3 dicas para começar a praticar hoje mesmo

Conheça os principais tipos de exercícios para idosos, indicações, benefícios e 3 dicas para começar agora

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2050, a população mundial com idade superior a 60 anos pode chegar a 2 bilhões de indivíduos.

Ou seja, isso irá representar um quinto da população mundial.

Porém, com esse aumento da estimativa de vida, também surge uma importante questão: como envelhecer e manter uma boa qualidade de vida?

Por isso, o tema do post de hoje é principais dicas de exercícios para idosos. Ficou curioso?

Vamos juntos!

 

 

 

Exercícios para idosos: por que é tão importante essa rotina de atividade física?

 

O Ministério da Saúde pontua que a realização de atividade física e práticas corporais é fundamental para a saúde da população da terceira idade.

Devido a todas as alterações físicas devido ao avançar da idade, muitos de nós acabamos sofrendo bastante, principalmente quando se trata do nível de autonomia e da independência, o que pode implicar em dificuldades na realização de atividades da vida diária, levando a total incapacidade funcional.

E quando pensamos em exercícios para idosos, é importante entender que não há um único tipo de exercício que irá nos atender e se adaptar à realidade das pessoas da terceira idade.

Na verdade, o importante é encontrar atividades que estimulem alguns aspectos, tais como flexibilidade, equilíbrio e força muscular.

Outro ponto importante também para levarmos em consideração para a escolha dos exercícios para idosos é ser alguma atividade segura, para que não gere lesões.

Assim, quando pensamos em exercícios para idosos, as práticas de baixo impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos.

 

 

Principais benefícios da prática de exercícios para idosos

 

Dentre os benefícios da prática de exercícios físicos, o Ministério da Saúde destaca:

 

  • Aumento da disposição;
  • Melhora do controle da pressão arterial, do perfil lipídico e utilização da glicose;
  • Diminuição do risco de doenças do coração, osteoporose, diabetes, depressão e certos tipos de câncer;
  • Controle do peso e funcionamento corporal;
  • Melhora da postura e do equilíbrio;
  • Preservação dos ossos e articulações;
  • Melhora dos quadros de dor em geral;
  • Melhora da resposta imunológica;
  • Correlações favoráveis com redução do tabagismo e abuso de álcool e drogas;
  • Diminuição da ansiedade, do estresse e melhora do estado de humor;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Maior autonomia;
  • Desenvolvimento de relações de amizade e de socialização;
  • Melhoria do bem-estar no geral.

 

 

 

Algumas dicas de exercícios para idosos e práticas de atividades físicas

 

Depois de conversar com nosso médico e termos a autorização dele, podemos iniciar a prática de exercícios e atividades físicas.

Separei algumas sugestões bem bacanas.

 

 

Dica 1: Caminhadas

 

As caminhadas diárias podem ser uma excelente atividade física (lembre-se antes, como já destaquei, de obter autorização médica).

As caminhadas podem ajudar a prevenir problemas cardíacos, assim como controlar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol.

Um outro benefício das caminhadas é ajudar a tonificar os músculos e a fortalecer os ossos, além de gerar uma melhoria no bem-estar geral, assim como o controle de peso.

 

 

Dica 2: Atividades na água

 

As atividades na água podem ser uma excelente solução para nós, idosos, que estamos procurando formas de nos exercitarmos.

Dentre as opões, a natação e a hidroginástica são escolhas bem completas, pois possibilitam a realização de movimentos sem impactar articulações e tendões.

Ou seja, para aqueles indivíduos com algumas limitações físicas, seja devido a idade ou outras questões, os exercícios na água podem ser os mais indicados, além de serem muito seguras (quando realizadas em espaços adequados).

Tanto a natação quanto a hidroginástica podem trazer diversos benefícios, tais como em relação a capacidade cardiorrespiratória, assim como flexibilidade e, até mesmo, força muscular. Porém, procurem o acompanhamento de um profissional especializado.

 

 

Dica 3: Alongamento

 

Uma opção bem simples, principalmente para aquelas pessoas com limitação de movimentos, é a prática de alongamento que, dentre os benefícios, proporcionam uma maior flexibilidade, equilíbrio, dentre outros.

Os exercícios posturais também podem ser uma alternativa simples e prática de serem realizados.

E quem pensa que só consegue encontrar tais atividades físicas em academias particulares, é interessante saber que há opções regulares no Sistema Único de Saúde (SUS), através do Programa Academia da Saúde, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

 

 

Vamos começar?

 

Se seu médico já autorizou a prática de exercícios, o que você está esperando?! Separei aqui 3 (três) vídeos de exercícios super bacanas para começarmos hoje mesmo.

 

 

Vídeo 1: Treino completo para terceira idade em quarentena

Neste vídeo de 25 minutos, traz diversos exercícios para idosos realizarem em casa.

 

 

Vídeo 2: Exercícios para idosos com faixa elástica

Este vídeo (15 minutos) traz várias sugestões de exercícios para idosos usando uma faixa elástica.

 

 

Vídeo 3: Alongamento sentado para idosos

Este vídeo de 15 minutos traz 10 (dez) exercícios de alongamentos para serem realizados sentados. Está vendo como é fácil começar a se movimentar?

 

É importante lembrar a importância de associar a prática de exercícios físicos com hábitos saudáveis de alimentação.

 

 

E aí? Está gostando de se informar cada vez mais sobre o nosso universo da terceira idade?

Temos que manter a cabeça e o corpo ativos, não é mesmo?! Que tal continuar junto comigo? Separei 3 (três) outros posts bem interessantes.

 

Pilates para idosos: como começar a praticar?

Atividade física na terceira idade: os cuidados e exercícios mais indicados;

Sinais de infarto: tudo o que você precisa saber.

 

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