hortaliças de inverno o que plantar no inverno

21-08-2021

Hortaliças de inverno: descubra o que plantar no inverno

Você quer plantar hortaliças no inverno? Entenda o que são hortaliças e veja o que é mais indicado para plantar no inverno.

 

Muita gente tem se dedicado a cuidar de hortas em casa, mesmo em apartamentos menores. O Portal Jardineiro explica que ter plantações e hortas em casa é uma das melhores formas de se dedicar um tempo a si mesmo e aliviar o estresse. Além disso, tem o aspecto da saúde, pois serão alimentos muito mais naturais e saudáveis.

Mas muita gente acha que, no inverno, há poucas opções de cultivos. Nada disso. Você já ouviu falar em hortaliças de inverno?

Para compreender mais sobre este assunto, no post de hoje vamos entender o que são hortaliças e ver quais são as mais indicadas para serem plantadas no inverno.

Ficou curioso ou curiosa?! Vamos lá, então!

 

O que são hortaliças?

 

Quando falamos sobre alimentação saudável, sempre ouvimos falar que devemos inserir mais hortaliças, legumes e verduras na nossa rotina alimentar, não é mesmo?! Mas você sabe o que significa cada uma destas categorias?

De acordo com o Portal Yes We Grow, as hortaliças são as partes comestíveis dos vegetais, tais como:

  • Folhas;
  • Flores;
  • Talos;
  • Caules;
  • Raízes.

Assim, as hortaliças são divididas em dois grupos: legumes e verduras.

 

Legumes

 

Os legumes são vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos tanto abaixo da terra, como na sua parte exterior. Além disso, são divididos em:

  • raízes;
  • tubérculos;
  • frutos;
  • caules.

No geral, as partes que comemos dos legumes são os frutos, as sementes ou as raízes.

 

Verduras

 

Já as verduras, ainda de acordo com o Portal Yes We Grow, são vegetais em forma de folhas e flores. Normalmente, as partes que comemos das verduras são:

  • flores;
  • botões;
  • folhas ou hastes.

Alguns exemplos de verduras: alface, o agrião, a rúcula, a acelga, a couve, a couve-flor, o brócolis, o espinafre, o aipo, o funcho e o aspargo.

 

O que são hortaliças de inverno?

 

O período de outono e inverno é um momento crítico para o desenvolvimento de muitas plantas, pois o clima frio faz com que o metabolismo baixe e, com isto, ocorra menor crescimento foliar, floração e frutificação.

O nome deste mecanismo de sobrevivência é torpor.

Porém, algumas plantas da horta vão bem com este clima mais frio. De acordo com o Portal Sabor da Fazenda, algumas sugestões:

  • Hortaliças de folhas: tais como couve, alface e chicória;
  • Raízes: beterraba, cenoura e batata;
  • Bulbos: como alho-poró, cebola e alho,
  • Hortaliças leguminosas: tais como, ervilha, lentilha e grão-de-bico (fonte: Embrapa).

 

Quais são as hortaliças típicas do inverno?

 

A principal vantagem em se cultivar no inverno é a diminuição de chuvas fortes que podem danificar as plantas, assim como a diminuição de muitas pragas.

Porém, caso a sua horta fique dentro de casa, é necessário que ela receba sol intenso para se desenvolver, conforme explica HM Jardins.

Se você quer dicas para ter uma horta em pequenos espaços, temos um post exatamente sobre isso. E aqui temos algumas dicas para ter uma bela horta em casa.

O Portal Lonax pontua que a maioria das plantas prefere climas amenos. Assim, climas muito frios retardam ou comprometem seu crescimento, enquanto os climas quentes aceleram o seu florescimento, fazendo com que se perca o período da colheita.

Mas há hortaliças de inverno, ou seja, que se desenvolvem bem com as características de um clima mais frio. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

 

Alface

 

A alface é uma hortaliça anual, de ciclo curto e originária de regiões de clima temperado. As variedades dessa planta dividem-se em:

  • Repolhudas;
  • Romanas;
  • Crespas;
  • Galegas.

Ela se adapta bem ao cultivo durante o inverno.

 

Rúcula

 

A rúcula é uma planta muito adaptável ao local de plantio, porém os de clima mais ameno são os seus preferidos.

O solo ideal para o cultivo de rúcula deve ser úmido, porém não encharcado.

 

Agrião

 

O agrião é uma planta fácil de cultivar, chegando a crescer naturalmente em lugares de clima ameno. Apesar de bem resistente, o agrião precisa de muita água limpa para se desenvolver plenamente.

Ah, é importante lembrar que o agrião é uma hortaliça que gosta muito de luminosidade. Porém, ela deve ser protegida da luz direta do sol em dias muito quentes.

 

Couve

 

A couve é resistente a altas temperaturas, porém se desenvolve melhor em climas frios.

O local de plantio deve ter muita luz, inclusive com incidência de luz solar direta. Em dias mais quentes, no entanto, a planta deve estar parcialmente protegida por sombra.

 

Salsa

 

A salsinha é uma hortaliça que se adapta melhor em climas amenos.

O solo para plantio deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado, pois água em excesso pode causar fungos na planta. Ah, é importante lembrar que a salsa precisa de, no mínimo, quatro horas de exposição solar por dia.

Gostou de saber mais sobre as hortaliças de inverno e o que plantar na estação mais fria?

Se você quer continuar se informando, veja os posts que separamos para você:

 

18 flores de inverno para plantar em casa ou no jardim

Lírio da paz: onde, quando e como cuidar

Longevidade: como envelhecer com qualidade de vida

 

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas à terceira idade.