o que é linkedin

11-06-2021

LinkedIn para iniciantes: saiba o que é essa rede e como ela funciona

Entenda o que é o LinkedIn, como funciona, para que serve e veja dicas para iniciantes na plataforma

 

Você sabia que o LinkedIn é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros?

Por isso, no post de hoje vamos entender o que é o LinkedIn, como funciona, para que serve e ver dicas para iniciantes na plataforma (independentemente da idade).

Gostou?

Vamos juntos, então!

 

Afinal, o que é LinkedIn?

 

Se você está começando, ou quer começar a entender mais acerca do uso do LinkedIn, certamente você já se perguntou: o que é o LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede social profissional que existe. Então é uma espécie de Instagram?

Diferentemente do Facebook e do Instagram, que foram criados para relacionamentos pessoais, o LinkedIn, desde o seu início, foi desenvolvido para relacionamentos de negócios.

Em 2020, infelizmente, a crise gerada pela pandemia acabou levando muita gente a entrar no LinkedIn para procurar emprego. A rede social, dessa forma, crescer e passou a ser a 6ª mais usada no Brasil, com 46 milhões de usuários ativos (fonte: Resultados Digitais).

 

Finalidades do LinkedIn

 

Essa plataforma tem diversas finalidades e, nos últimos tempos, acabou adquirindo um papel considerável nas contratações e recrutamentos. A seguir, vamos falar mais detalhadamente.

 

Para que serve o LinkedIn?

 

Aqui vamos trazer as principais funções desta plataforma.

 

Networking

 

Mesmo que você já esteja aposentado, por que não manter uma rede de contatos profissional próxima? E o LinkedIn é uma excelente ferramenta para isso.

Utilize-o para manter contato (e conversas) com os seus conhecidos, parabenizá-los por novos empregos e trocar informações. Além disso, é possível ampliar a sua rede por meio de novas conexões (vamos falar mais a seguir).

 

Aumentar a sua credibilidade profissional

 

Você pode participar de comunidades relacionadas com o seu segmento de atuação. Esta participação pode ser por meio de postagens, comentários nas postagens de outros membros e acompanhar as novas informações.

Além disso, caso você opte pela criação de um perfil (vamos detalhar mais abaixo), há espaço para recomendações para você pedir para os seus colegas (ou antigos colegas), dentre outros.

Essas recomendações ficam visíveis. Assim, contribuem para uma boa impressão para quem visita sua página.

 

Procurar emprego

 

Como vimos anteriormente, muitas empresas divulgam suas vagas pelo LinkedIn, assim como buscam ativamente candidatos dentro do perfil desejado.

Por isso, é importante entender como funciona da plataforma, assim como ter o perfil atualizado constantemente.

 

Passo a passo para começar a usar o LinkedIn

 

Antes de começar, é preciso entender que há uma diferença entre perfil e página. Se você tem uma empresa e deseja promovê-la, crie uma página, pois ela oferece maiores potencialidades.

Neste caso, lembre-se que esta página será o primeiro contato de potenciais parceiros com sua empresa. Por isso, é fundamental tomar cuidado com a escolha das fotos, do conteúdo, da construção de novas abas, dentre outros.

Além disso, para que a página não se torne obsoleta, são necessárias atualizações constantes, com informações e conteúdos que sejam interessantes para o seu público.

Se você quer criar um perfil seu, basta optar por esta categoria e inserir:

  • Foto: escolha uma relacionada com o ambiente de trabalho ou mais neutras;
  • Dados pessoais;
  • De contato;
  • Informações acadêmicas;
  • Informações profissionais.

Além disso, é possível adicionar um resumo sobre sua carreira. Para criar o resumo, que fica logo no topo do seu perfil, busque responder às seguintes perguntas de maneira resumida: O que já fez? O que gosta de fazer? Quais suas experiências mais relevantes?

Depois de finalizar a criação do seu perfil, é o momento de procurar por “conexões”. O que são as conexões? Basicamente são seus contatos. Aqui, você pode focar nas pessoas que você já conhece, assim como pessoas que você gostaria de conhecer relacionadas ao seu segmento de atuação e/ou profissionais de empresas que você admira e gostaria de estar ou se conectar.

 

Super dica: personalize sua URL do perfil público

 

Uma forma se você se destacar não só no LinkedIn, mas nas buscas do Google é editando seu endereço URL.

Não se preocupe: é muito simples. O próprio LinkedIn explica: clique aqui e siga os passos.

 

E como os brasileiros utilizam o LinkedIn? Alguns dados

 

De acordo com pesquisa da Plataforma Opinion Box, a primeira função da rede para os brasileiros é buscar emprego, sendo que 61% afirmaram usar o LinkedIn para procurar vagas.

Além disso, os usuários também utilizam a rede para:

  • Ler os artigos: 51%;
  • Acompanhar publicações no feed: 48%;
  • Curtir os conteúdos que me interessam: 46%;
  • Fazer networking: 38%;
  • Comentar conteúdos que chamam minha atenção: 27%;
  • Acompanhar influencers/ LinkedIn Top Voices: 21%.

Ah, outro insight interessante: 32% responderam que nunca publicam posts.

Gostou de saber mais como começar a utilizar o LinkedIn em todas as idades? Que tal continuar se informando e aprendendo com a gente?

Se você quer informações relevantes e direcionadas, separei aqui 4 (quatro) outros posts que, certamente, vão te interessar. Quer ver?

 

Terceira idade e tecnologia: os quatro melhores aplicativos de comunicação

Como usar o WhatsApp Web no computador: aprenda em 6 minutos, independentemente da idade

Como investir na bolsa de valores

Quanto renda a poupança

Curso de investimentos para todas as idades

 

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas ao nosso mundo dos idosos.