viagem para idosos

17-07-2020

Planejamento de viagem: o que os idosos precisam levar em consideração

Entenda os principais pontos que precisam ser levados em consideração na hora dos idosos começarem a planejar uma viagem para terem tranquilidade

 

Com a pandemia do coronavírus (Covid-19) e a necessidade de distanciamento social, tivemos que adotar práticas rígidas de isolamento social. Planos de passeios e viagens precisaram ser adiados. Mas, aos poucos, estamos começando a retomar as nossas rotinas, e os planejamentos de viagens voltaram a todo o vapor. Por isso, o post de hoje é para entender quais os principais pontos que nós, idosos, precisamos levar em consideração para planejar uma viagem com toda a segurança.

 

Viagem na terceira idade: é possível neste “novo normal”?

Com certeza. Obviamente que não será recomendado logo após a reabertura das atividades já ir viajando, seja para qualquer idade. É necessário ter um pouco de cautela e observar o número de casos, se algum medicamento efetivo para a Covid-19 está sendo recomendado pelas autoridades de saúde, se uma vacina já foi criada, dentre outros aspectos. Depois que nossas rotinas estiverem já neste “novo normal”, aí sim já podemos começar as pesquisas para planejar uma viagem bem bacana, seja sozinho, seja com nosso amor, a família ou amigos.

 

Viagem de idosos: o que levar em consideração durante o planejamento

Obviamente que há pontos a serem analisados para qualquer viagem, independentemente da idade como, por exemplo, a questão da documentação, vistos e vacinação. Aqui estamos listando as principais preocupações que nós, idosos, precisamos ter em atenção para viajarmos com tranquilidade e segurança.

 

Seguro viagem

Para solicitara contratação deste serviço, é necessário já saber o destino, duração e outros detalhes. Mas coloquei esse item logo no início porque ele é fundamental em qualquer viagem, principalmente para viagens na terceira idade. Avalie com muito cuidado o seguro viagem, especificamente todos os detalhes da cobertura. Tem alguns seguros que têm um limite máximo de idade para o assegurado ou limitação para doenças pré-existentes: por isso, procure empresas sérias e especializadas em seguro viagem. Vale a pena investir em um seguro viagem mais abrangente para ter uma maior tranquilidade durante a viagem.

 

Escolha do destino

Tem destinos mais atrativos para a terceira idade, assim como outros que exigem um condicionamento físico maior. Pesquise muito antes de definir o destino da viagem: há passeios compatíveis para idosos? Há uma infraestrutura médica na região caso aconteça algum imprevisto? A questão climática: vou me sentir confortável? Planejar uma viagem é uma etapa muito gostosa: aproveite esse momento e pesquise várias opções e veja dicas de outras pessoas que já estiveram lá.

 

Escolha dos voos

Nem sempre o voo mais barato é o mais confortável. Analise quantas conexões o voo apresenta e tente voos com um número menor de conexões, mesmo que seja um pouco mais caro. Na nossa idade, ficar durante 20 horas pulando em várias conexões irá nos deixar exaustos. Com certeza, ao chegar ao destino, vamos perder um dia apenas nos recuperando. Ou seja, pagar uma diária para descansar. Talvez fosse um custo-benefício melhor pagar um pouco mais caro em um voo direto (sem escala), por exemplo.

 

Analise bem a hospedagem

Na hora de escolher o hotel, avalie se ele tem acessibilidade para idosos. Tem elevadores? Há muitas escadas? Há proteções nos banheiros? Interaja com os hotéis que você gostou e faça perguntas específicas antes de reservar. Aqui vale de novo a dica: leia os comentários de outras pessoas que já se hospedaram lá.

Quando vamos começar o planejamento de uma viagem nós, idosos, precisamos conversar antes com nosso médico. Há algum exame que ele gostaria de pedir antes da viagem? Algum cuidado especial? Converse com ele. Está gostando de se informar cada vez mais? Separamos aqui outro post que, certamente, vai te interessar: “Dicas de como ganhar dinheiro após a aposentadoria”.

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas à terceira idade.