poupança para os netos

26-05-2020

Poupança para os netos: um presente para o futuro

Quer fazer um investimento para o seu neto? Entenda um pouco mais como investir para o futuro.

 

Poupar não é uma característica da maior parte dos brasileiros. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) de 2018 revelou algumas características interessantes do brasileiro enquanto investidor. Principais informações desta pesquisa:

  • 42% dos brasileiros têm algum saldo aplicado em produtos de investimento;
  • 59% das pessoas que investiram aplicaram em produtos financeiros em que já tinham dinheiro investido em outros anos;
  • 88% investem na poupança;
  • 70% investem pessoalmente indo ao banco.

Ou seja, apenas parte dos brasileiros tem o hábito de fazer investimentos e a maioria prefere a poupança.

 

Opções de investimento

Quando se vai investir pensando no futuro dos netos, normalmente planeja-se para o longo prazo: ou seja, investimentos acima de 10 anos. Por isso, separamos aqui algumas opções.

 

Caderneta de Poupança

Essa é a opção clássica e mais comum. Todos os bancos tradicionais apresentam essa modalidade. Em relação aos bancos digitais, nem todos possuem a opção de conta poupança.

A vantagem desta modalidade é a facilidade: basta transferir os recursos para a respectiva conta. Além disso, é isenta de imposto de renda. Outra vantagem da caderneta de poupança é a garantia pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) de até R$250.000,00.

A grande desvantagem é a sua rentabilidade: a poupança rende muito pouco.

 

Fundos de Investimento

Nesta modalidade, há uma gestão profissional dos recursos que são investidos. Os Fundos de Investimentos são bem variados e é possível escolher um com aderência ao perfil do investidor: de renda fixa, de ações, multimercados, dentre outros.

Porém, essa gestão profissional tem um custo: são cobradas taxas de administração (e/ou taxas de performance). Uma outra característica é que os rendimentos são tributados pelo imposto de renda e podem ser tributados pelo IOF.

 

Previdência Privada

A maior parte dos bancos oferece planos de previdência voltados para o público infantil. Eles podem ser utilizados para poupar dinheiro por um período e não, necessariamente, para uma futura aposentadoria. Para isso, basta analisar e optar por uma das várias opções de resgate dos recursos. Então, é possível o avô ou avó escolher essa modalidade para o neto resgatar aos 18 anos para realizar um intercâmbio ou para pagar a Universidade, por exemplo.

Aqui também há uma gestão profissional que é remunerada através das taxas de administração.

 

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um sistema que permite que pequenos investidores comprem papéis do governo (dívida pública). Esse tipo de investimento é considerado como uma modalidade muito segura. A sua rentabilidade, no geral, é maior que a caderneta de poupança. Em relação aos tributos, há a incidência do Imposto de Renda regressivo relacionado com o tempo de aplicação.

Para quem tem a disponibilidade de reservar uma quantia para investir para os netos, certamente será um presente que fará a diferença no futuro deles. Está gostando de se informar cada vez mais? Separamos aqui um outro post “Atividade física na terceira idade: os cuidados e exercícios mais indicados” que, certamente, vai te interessar.

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas à terceira idade.