presbifonia envelhecimento da voz

31-07-2020

Presbifonia: o Envelhecimento da Voz e como mantê-la jovem mais tempo

Entenda o que é Presbifonia, como acontece o envelhecimento da voz e os principais cuidados necessários para mantê-la jovem por mais tempo.

 

Ao longo da vida, no geral, nós temos a preocupação em manter o corpo e a mente saudáveis e ativas para a terceira idade. Porém, deixamos de lado uma ferramenta fundamental para a comunicação: a voz.

Você sabe o que é a presbifonia? Provavelmente, não. A presbifonia nada mais é do que o envelhecimento da voz.

No post de hoje vamos entender sobre o envelhecimento da voz e os principais cuidados necessários para mantê-la jovem por mais tempo.

Vem comigo?

 

O papel da voz nas relações

A voz é fundamental para o bem-estar integral do indivíduo. A Associação Câncer Boca e Garganta (ACGG) explica que a voz é representativa da pessoa e ela está relacionada com a nossa identidade, pois nos identifica.

Você já reparou que é impossível encontrar duas pessoas com uma voz idêntica?

É através da voz que podemos demonstrar a nossa personalidade, assim como nossas emoções.

Em relação ao funcionamento, o Ministério da Saúde explica que a voz é produzida na laringe através da vibração das pregas vocais (conhecidas, popularmente, por cordas vocais). O movimento acontece devido ao fluxo de ar que vem dos pulmões na expiração, assim como da ação dos músculos da laringe. O som que é produzido vai se modificando na faringe, cavidade bucal, nasal e nos seios da face.

Por fim, o som é articulado, transformando-se em fala.

Assim, todo esse conjunto de músculos que trabalha de maneira integrada para formar a voz sofre com a passagem do tempo.

 

Entendendo o que é presbifonia: o envelhecimento da voz

A presbifonia é o envelhecimento fisiológico da voz e está associada ao próprio envelhecimento natural do corpo. Para o Ministério da Saúde, a voz sofre os efeitos da passagem do tempo.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) explica que o prefixo “presbi” vem do grego présby e significa idoso, velho. Desta forma, é usado para diversas disfunções relacionadas com o avanço da idade, como a própria deterioração de voz (presbifonia), audição (presbiacusia) e deglutição (presbifagia).

Além disso, a SBGG destaca que essas alterações relacionadas à voz e à capacidade de se comunicar podem interferir na qualidade de vida de nós, os idosos, assim como na nossa rotina diária.

No geral, os primeiros sintomas começam a se tornar mais evidente a partir dos 50 anos, através da percepção da alteração da voz, seja ao falar ou, até mesmo, cantar.

Essa alteração pode ser uma rouquidão, uma certa rugosidade, pigarro ou uma fraqueza na intensidade da voz.

 

Homem e mulher: a voz envelhece da mesma forma?

Uma outra informação interessante é que a prebisfonia se manifesta de maneira diferente em relação ao gênero, principalmente devido á questão hormonal e os seus reflexos.

No geral, com o avançar da idade, as mulheres tendem a ficar com a voz mais grave, ou seja, grossa. Já com os homens, a tendência é que a voz fique mais aguda (fina).

 

Fatores de risco para o envelhecimento da voz

Além do próprio avançar da idade, há fatores de risco que podem acelerar ou acentuar os efeitos do envelhecimento da voz, tais como:

  • Cigarros;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Excesso de café;
  • Abusos vocais;
  • Gritar, falar ou sussurrar em um tom de voz natural da pessoa (fazer tais práticas em excesso);
  • Falta de aquecimento e desaquecimento da voz.

 

Presbifonia: como prevenir?

como manter a voz jovem por mais tempo

Para tentar minimizar os efeitos do tempo sobre nossa voz, é possível adotar algumas ações para prevenir a presbifonia, tais como:

 

Hidratação

presbifonia - dica 1

Manter a boa hidratação ajuda a manter a qualidade e a saúde da voz. Além de hidratar a região da laringe e das cordas vocais, beber água com frequência também evita a retenção de muco que provoca o pigarro.

 

Atividades físicas

presbifonia - dica 2

Sim, manter uma rotina de atividade físicas também pode trazer impactos positivos para a voz, pois a atividade física aumenta a capacidade respiratória. Assim, aumentar a quantidade de ar que sai dos pulmões, ajudando o processo da fala.

 

Manter uma rotina saudável

presbifonia - dica 3

Manter uma rotina saudável influencia o bem-estar geral. Assim, ficar longe do excesso de álcool e de cigarros vai beneficiar, e muito, para a manutenção da saúde da nossa voz. Outro hábito que deve ser evitado é o excesso de ar condicionado.

 

Evitar alguns alimentos

presbifonia - dica 4

Se em alguma ocasião específica você irá precisar falar continuamente, o indicado é evitar consumir momentos antes leites e derivados, bebidas gasosas e chocolates, pois estes alimentos deixam a saliva mais viscosa e podem provocar o pigarro.

 

Sinto que minha voz está mudando e agora?

Calma! Se você percebeu que, de maneira repentina, sua voz ficou mais rouca ou mais fraca, é necessário procurar um especialista. O especialista vai avaliar se esses sintomas estão sendo causados pelo próprio envelhecimento natural do corpo ou por outro problema como, por exemplo, uma lesão nas pregas vocais.

 

Está gostando de se informar cada vez mais sobre o nosso universo da terceira idade? Separamos aqui dois outros posts que, certamente, vão te interessar.

Quer ver?

 

– Atividade física na terceira idade: os cuidados e os exercícios mais indicados;

– Envelhecimento ativo: tudo o que você precisa saber para ter saúde na terceira idade.

 

E para não perder nenhum conteúdo, acesse sempre Oversixty e acompanhe todas as novidades relacionadas à terceira idade.